quarta-feira, 19 de setembro de 2012

China x Japão no ponto de vista chinês

Eu tinha falado para vocês que eu tentaria uma mini 'entrevista' com alguma de minhas amigas chinesas. Falei hoje com Lisa Chen, vendedora e representante da empresa Zhengzhou Thoyu Machinery CO. LTD. Fiz algumas perguntas sobre as recentes manifestações e o que ela acha sobre isso. Fiquei surpreso com algumas respostas e pude perceber que o assunto aqui na China é mais sério do que eu pensava.

P) Qual a sua opinião sobre as recentes manifestações em diversas regiões que andam acontecendo? Por que isto começou e por que a China quer ter a posse destas ilhas?
R) Apenas porque nós chineses acreditamos que estas ilhas pertencem a nós e não aos japoneses. Por que o Japão quer a posse delas? Elas são tão longe do Japão. Nós chineses de todo o país achamos que elas pertencem ao governo chinês. Qualquer um que invadi-las, claramente será espancado.

P) Você acha que os chineses devem continuar com todas estas manifestações até enfim conseguir as ilhas?
R) Você quer que continuemos com manifestações ou que começamos uma guerra? Quando as manifestações pararem a guerra virá. Isto é o que eu penso. Eu não gosto de guerra, mas para dar uma lição no Japão.
(现在的情况是 不打日本人不足以平民愤 - Agora a situações não é bater em japoneses é para apaziguar o sentimento).

P) Talvez seja porque há 81 anos atrás o Japão invadiu a China, certo?
R) O Japão nos invadiu há 81 anos atrás, e desde então o Japão não se sentiu arrependido e não pediu desculpas, e acima de tudo fez crimes contra a China.

(他们不知悔改 - Eles não estão arrependidos).

P) Você acha que a China conseguirá a posse destas ilhas?
R) Sim, é claro que os chineses irão. Resolver com guerra se for preciso, 81 anos atrás nós vencemos o Japão, 81 anos depois nós acreditamos que conseguimos também - esta é apenas a minha opinião pessoal.

(最好是和平解决, 如果必要时支持战争 - O melhor é uma solução pacífica, se preciso apoiar a guerra).

P) Com tudo isso, como você acha que fica a relação comercial entre China e Japão?
R) É claro, nós estamos fazendo de tudo para boicotar os produtos japoneses.

P) Apenas fábricas ou pequenos comércios também?
R) Qualquer tipo de comércio ou produto japonês, carros, câmeras, produtos eletrônicos qualquer coisa japonesa dentro do comércio chinês.

P) Você acha que este problema irá demorar para ser resolvido?
R) Eu acho que sim. Podemos viver sem produtos japoneses, temos muitas opções, chineses podem viver sem os produtos japoneses sem nenhum problema.

Para quem não sabe, recentemente o Japão 'adquiriu' as ilhas em disputa deixando o governo e a população chinesa revoltadas, desde então manifestações começaram a surgir  
(Declare guerra contra o Japão)

em todo o território. Fábricas foram atacadas, muitas delas resolveram manter as portas fechadas por uma semana. Japoneses que moram na China estão se escondendo, universidades pediram para que estudantes japoneses não saíssem de casa. Lojas como Yamada, Uniqlo aqui em Tianjin que se localizam na principal rua da cidade continuam fechadas. 
Como descendente de japonês me sinto um pouco vulnerável, passei a andar com a carteirinha da universidade, podendo comprovar a minha nacionalidade. Passei em frente a manifestação que ocorreu dois dias atrás, não vi muito tumulto nas ruas. Mas o assunto é sim delicado e precisa de uma solução rápida.





 (moradores da ilhas em disputa erguem a bandeira japonesa em resposta as manifestações chinesas e aos navios chineses enviados à ilha Senkaku (Diaoyu).

3 comentários:

  1. Realmente Gu, é caso de muita preocupação. E ai te pergunto, será mesmo que somos tão modernos assim? Será que matar pessoas inocentes ainda é a única saída para as soluções?
    TOMARA que tudo acabe realmente bem, para o bem do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Miky, somos super modernos em tecnologia, jogos, máquinas, software entre outros. Mas educação, informações, pensamentos, e principalmente ações, na minha opinião, somos ultrapassados e frágeis. Somos influenciados a todo momento por diversas coisas e diferentes modos e no fim sempre caímos diante disso. Então infelizmente a massa passa a pensar igual a seu 'ídolo' e não simplesmente pensar, mas agir de forma prejudicial a outras pessoas. Isto é triste, mas é uma realidade.
      obs: só vi seu comentário hoje haha

      Excluir