quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nada mais do que mais uma entre muitas experiências

    Sempre soube da grandiosidade de uma grande empresa, da sua importância, da influência que ela exerce na cidade, no pais ou até mesmo no exterior, hoje pude sentir na pele um pouco mais o que é isso.
    Visitei uma das grandes trade comercial aqui de Tianjin e tive uma proveitosa conversa com o diretor comercial da área de exportação, incluindo toda aquela formalidade e seriedade 'comercial'.
    Sempre tive interesse pelo comércio e pelas relações internacionais, vindo para a China apenas confirmei o que já sabia; o desejo de seguir na área de comércio exterior.
    Foi sem dúvida alguma uma grande experiência, ver toda a estrutura interna de uma empresa daquele porte, seus departamentos, seus serviços prestados, seus trabalhadores...Fiquei realmente muito impressionado, quando entrei na sala de reunião para ter a conversa confesso que a perna tremeu e por um segundo tudo parou, até mesmo o tempo. Durante a conversa o mais difícil foi manter a formalidade - coisa que além de não té-la, eu odeio - junto com os sentimentos (nervosismo, ansiedade, medo, desespero...).  Minha vontade era bombardeá-lo de perguntas, tirar todas as minhas dúvidas e matar todas as minhas curiosidades sobre uma multinacional e não ficar apenas nas perguntas como ''estilo de roupa com que trabalham'', ''quantidade mínima'', ''como transportam'', ''aonde possuem filiais'' ...
    Mas o mais importante foi, poder ver que o comércio não se trata apenas de comprar e vender, envolve também o primeiro contato, primeiro encontro, o que falar e o que não falar, sobre tudo saber ter o seu auto controle. Estava lendo a página do ''Geração de Valor'' e do "Eike Batista" sobre comércio e auto controle e vi que isso pode mudar totalmente o rumo de uma transação afinal, a primeira impressão é a que fica, certo?
    Era um jovem de 17 anos sentado em uma cadeira, fazendo perguntas e querendo mais e mais informações e na outra cadeira um senhor de seus 60 anos, com toda a experiência, calma, sabedoria de como agir nessa situação, apesar de toda a "pressão" que senti durante a conversa eu sentia-me também confortável, não tinha vergonha em perguntar e escutar, observar quando preciso...talvez porque estava a discutir um assunto do qual me interesso, do qual prende a minha atenção. Tudo na vida tem uma primeira vez, e acho que dessa vez eu tirei uma nota 60...
    

Um comentário:

  1. Olá, Gustavo!
    Gostei do artigo! Achei interessante pelo fato de você estar na China e poder aprender sobre negócios, onde a China é uma escola de negócios. Estou procurando fornecedor de DropShipping da China para trabalhar online. Já tenho alguns sites. O mais difícil é achar produtos de grande procura. Valeu, por compartilhar sua experiência!

    ResponderExcluir